Definição:
1. Arq bib inf disciplina que "estuda as leis, os princípios e os procedimentos pelos quais se estrutura o conheci mento especializado em qualquer disciplina. O gerenciamento do conhecimento se nutre de aportes recebidos da informática, da linguística, da termino logia e das ciências da informação" (barm, p. 106). O maior desafio enfrentado no início do século xxi é o de transformar a informação em conhecimento estruturado. O termo foi utilizado pela primeira vez por Karl Wiig, em 1986. 2. adm na inteligência com petitiva, "processo sistemático, articulado e inten cional, apoiado na identificação, geração, compar tilhamento e aplicação do conhecimento organiza cional, com o objetivo de maximizar a eficiência e o retomo sobre os ativos de conhecimento da or ganização" (tar, p. 312).
2. É a orientação sobre a cadeia de valor do conhecimento formada por: dados, informação, conhecimento e sabedoria, que se associou aos macroprocessos, que são: aplicar e acessar o conhecimento, garantir e preservá-lo, compartilhar, disseminar, gerar e adquirir esse conhecimento.
Fontes:
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.
SILVA, Elaine Lúcia da. Elementos críticos de um modelo de gestão de conhecimento: um olhar para o contexto FIOCRUZ. Dissertação. ENSP: Fiocruz, 2019.