Definição:
1. Conjunto de dados estruturados, com as respectivas regras de acesso, formatação e validação, e gerenciados por um Sistema Gerenciador de Banco de Dados – SGBD.
2. Bases de dados (português de Portugal) ou Bancos de dados (português do Brasil) são conjuntos de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo cientifico. São de vital importância para empresas e há mais duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação de informação e segurança. Normalmente existentes por vários anos sem alterações em sua estrutura sistemática.
Fontes:
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). CÂMARA TÉCNICA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS DO CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVO (CTDE). Glossário Documentos Arquivísticos Digitais, 2020. 8ª versão. Disponível em: https://bit.ly/3OH6NeP. Acesso em: 13 maio. 2022.
LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2011. p. 114.