Definição:
1. A criação de cópias duplicadas de dados em um ou mais sistemas é chamada de replicação. Dados que existem como uma única cópia em apenas um local são altamente vulneráveis a falhas de software ou hardware, alteração intencional ou acidental, e catástrofes ambientais como incêndio, inundação, etc. É mais provável que os dados digitais sobrevivam se forem replicados em vários locais. Dados replicados podem introduzir dificuldades de atualização, migração, versionamento e controle de acesso, uma vez que os dados estão localizados em vários locais.
2. A replicação constitui um grupo de estratégias de preservação digital, com a finalidade de "[...] modificar a longevidade dos documentos digitais, mantendo sua autenticidade e integridade através do processo de cópia e pelo uso de número de locais de armazenamento.", podendo incluir como exemplos a cópia bit-stream e oonsórcio LOCKSS (Lots of Copies Keeps Stuff Safe).
Fontes:
NAJAR, Jaffer Kabir; WANI, Javaid Ahmad. Digital Preservation: An Overview. Library Philosophy and Practice, p. 1-16, Sept. 2019. Disponível em: https://bit.ly/39SqYb1. Acesso em: 29 maio de 2022.
DIGITAL PRESERVATION. In: WIKIPEDIA: the free encyclopedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2022]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Digital_preservation#Replication. Acesso em: 29 maio de 2022.