Definição:
A aplicação da análise de riscos é especialmente relevante em propostas de medidas preventivas para perigos cujas implicações possam causar grande impacto. Esta análise compreende um conjunto completo de normas e procedimentos utilizados para gerenciar, monitorar e controlar a exposição aos riscos nas organizações (GOLDMAN SACHS, [2011]). [...] Esta definição expõe a finalidade básica da análise de riscos que é propiciar a aplicação de medidas preventivas e auxiliar o processo decisório das organizações, por meio de justificativas claras para as decisões e medidas a serem adotadas. Como a Análise de Risco se baseia muito mais na nossa percepção da existência destes riscos do que na existência em si, a necessidade de conhecer riscos decorre, principalmente, da consciência de existência de fatores internos ou externos que envolvem os objetivos de uma organização.
Fontes:
GOLDMAN SASCHS. Gerenciamento de risco: risco de crédito, [2011]. Disponível em: http://www2.goldmansachs.com/worldwide/brazil/gerenciamento-de-risco/credit.html. Acesso em 29 dez. 2011.
RIBEIRO, F. do C. Análise de risco: uma metodologia a serviço da preservação digital. Recife, 2012. 285 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10209. Acesso em: 6 jun. 2021.