Definição:
1. O que pretende ter o material digital. No caso de registros eletrônicos, refere-se à confiabilidade do registro eletrônico como um registro. No caso de “materiais nato-digitais” e materiais digitalizados, refere-se ao fato de que tudo o que está sendo citado é o mesmo de quando foi criado pela primeira vez, a menos que os metadados anexos indiquem alterações. A confiança na autenticidade dos materiais digitais ao longo do tempo é particularmente crucial devido à facilidade com que as alterações podem ser feitas.
2. Credibilidade de um documento enquanto documento, isto é, a qualidade de um documento ser o que diz ser e de que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção.
Fontes:
DIGITAL PRESERVATION COALITION (DPC). Digital Preservation Handbook. Disponível em: https://dpconline.org/handbook/glossary. Acesso em: 6 fev. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). CÂMARA TÉCNICA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS. Diretrizes para Implementação de Diretórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3A3LL61. Acesso em: 13 maio. 2022.