Definição:
1. As estratégias baseadas na preservação do nível lógico têm por finalidade recuperar os documentos digitais com alto grau de fidedignidade, sem quaisquer manipulações de conteúdo. A preservação de tecnologia, a emulação e o encapsulamento são exemplos de estratégias que preservam o nível lógico do objeto digital, desta forma, garantem a integridade da sequência de bits original.”, e pode incluir as estratégias de preservação de tecnologia, emulação e encapsulamento.
2. A preservação lógica procura, na tecnologia, formatos atualizados para inserção dos dados (correio eletrônico, material de áudio e audiovisual e material em rede), novos software e hardware que mantenham vigentes seus bits, para conservar sua capacidade de leitura.
Fontes:
SANTOS, Henrique Machado dos; FLORES, Daniel. Os impactos da obsolescência tecnológica frenteà preservação de documentos digitais. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. 28-37, jun. 2017. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5550/4511. Acesso em: 20 abr. 2020.
MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel. Critérios para a preservação digital da informação científica. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1518/1/2008_MiguelAngelMarderoArellano.pdf. Acesso em: 28 de maio 2022.