Definição:
O termo tecnologia da Informação e comunicação surgiu há cerca de dez anos atrás, substituindo assim a palavra informática. O autor explica que o objetivo primordial da tecnologia de informação e comunicação não era mais somente gerir informação, mas sim conhecimento, o que provocou uma nova ruptura, devido aos estudos relacionados à inteligência artificial ligados à cognição. É o peopleware, e o conhecimento humano como artifício imprescindível na era atual. A tecnologia da informação pode ser entendida como um conjunto formado por hardware e software e utilizado para coletar, processar, armazenar, disseminar informação para suporte às decisões. 3. é o resultado da fusão das telecomunicações, da informática, e das mídias eletrônicas e servem de ferramentas mediadoras do processo educacional como um todo.
Fontes:
BOHN, Carla Silvanira. A mediação dos jogos eletrônicos como estímulo do processo de ensino-aprendizagem. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/95785/300732.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 11 maio 2022.
CASTILHO, Luciane Barbosa. O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiores. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2015.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
SABBAG, Paulo Yazigi. Espirais do conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Saraiva, 2007.